Alimentação Para Quem Tem Diabetes – Completo

Alimentação Para Diabéticos:

Confira quais as necessidades de diabéticos na dieta diária

Tratar o diabetes é essencial para que uma pessoa possa conviver bem com a doença e regular constantemente seus níveis de glicose no sangue, visando diminuir as complicações e problemas que podem ser notadas ao obter a doença, tanto geneticamente, quanto ao longo da vida.

A alimentação é um dos aspectos mais importantes e que demanda maior atenção para quem tem diabetes, necessitando de um cardápio especial para que possa seguir diariamente, com alimentos benéficos e que possam trazer benefícios ao organismo.

Dieta-para-diabetes

Quem monta alimentação para quem tem diabetes?

Para obter um cardápio benéfico para quem tem diabetes é possível apelar para profissionais da área ou até mesmo pesquisar diversas artigos e indicações que podem ser encontradas na internet ou em livros e montar você mesmo(a) seu cardápio, seguindo os tipos de alimentos e substâncias que podem ser ingeridas por uma pessoa portadora da doença.

O profissional mais indicado para montar a alimentação para quem tem diabetes é o próprio médico que trata a doença, afinal o mesmo poderá conhecer quais os níveis apresentados em seu sangue, quais suas dificuldades e sintomas e diversos outros quesitos que devem ser levados em consideração no momento de montar uma dieta para aqueles que são portadores da doença, visando manter um cotidiano livre do açúcar, somente com alimentos saudável e com nutrientes e propriedades que possam acrescentar benefícios à vida e dia-a-dia do paciente.

Além do médico que trata a diabetes, alguns outros profissionais também são capacitados para preparar a alimentação para o paciente, assim como os nutricionistas, afinal os mesmos conhecem as diferentes categorias de alimentos e podem lhe indicar quais seriam as melhores substâncias para o consumo diário, visando diminuir a taxa de açúcar no sangue para que a pessoa viva normalmente com a doença, diminuindo a incidência de complicações e sintomas que possam incomodar o indivíduo, causados pela doença.

Caso você mesmo(a) monte seu cardápio diário, é essencial pesquisar quais os alimentos mais indicados para inserir em sua alimentação e atentar-se, em embalagens de produtos, às substâncias com as quais são feitas determinado item, com atenção em dobro ao ir ao supermercado e ao comprar produtos industrializados, que normalmente incluem diversas propriedades que podem ser prejudiciais à saúde do diabético.

 

A alimentação para diabéticos é igual?

Cada diabético deve possuir uma alimentação específica, afinal a melhor dieta pode variar em alguns aspectos de acordo com as condições do paciente, necessitando consultar níveis de colesterol e glicemia para poder montar um cardápio balanceado e que possa ser benéfico ao indivíduo, além de constar preferências alimentares que, muitas vezes, não precisam ser completamente abdicadas.

 

O que evitar e o que abusar?

A alimentação para quem tem diabetes possui vários detalhes que devem ser levados em consideração. Veja, abaixo, alguns alimentos e observe quais os benefícios ou malefícios, decidindo se farão parte de seu cardápio.

– Arroz, pães e massas integrais: Segundo especialistas, estes três alimentos citados podem agir no organismo de forma benéfica para quem tem diabetes, afinal arroz, pães e massas integrais são considerados carboidratos complexos e estes podem demorar pouco mais no processo de digestão, liberando lentamente a glicose e permitindo que não haja picos glicêmicos, evitando maiores problemas e minimizando os efeitos da doença. Prefira os alimentos em sua forma integral, pois, além de retardarem a liberação da glicose, também possuem fibras e nutrientes que melhoram a ação da insulina.

– Carboidratos simples e açúcar: Muitas pessoas que deparam-se com a notícia de que são diabéticos passam a pensar que nunca mais poderão comer nada que contenha açúcar, porém é possível que o paciente ingira tais alimentos, porém de maneira moderada, atentando-se às quantidades, preferindo por ingeri-los esporadicamente e compensando com a ingestão de carboidratos.

– Frutas: As frutas devem estar presentes na alimentação de pessoas diabéticas para que a mesma possua uma vida saudável e repleta de substâncias e nutrientes essenciais, porém é de extrema importância atentar-se aos tipos de frutas ingeridos, afinal muitas delas possuem altos níveis de açúcar, o que poderá prejudicar a dieta regrada de diabéticos. Todas as frutas possuem carboidratos, ainda que as fibras possam compensar um pouco este fator, permitindo que o paciente ingira de três a quatro porções de frutas diariamente, optando por aquelas que contem menor quantidade de calorias.

– Sucos: Seguindo os mesmos princípios das frutas, os sucos também devem receber atenção especial, afinal muitos deles são feitos diretamente de frutas e, comumente, é possível que somente um copo atinja o nível máximo de açúcares que pode ser consumido ao dia, equivalente às três porções de frutas que podem ser ingeridas.

– Leite desnatado: O leite desnatado é uma das melhores opções e que deve ser incluso na alimentação para quem tem diabetes, afinal o mesmo pode tornar-se um ótimo substituto do leite integral, visando uma dieta saudável com produtos considerados mais magros, obtendo os mesmos nutrientes e propriedades que estão contidos no leite integral, assim como o cálcio e proteínas, descartando somente a gordura, que seria o principal malefício para os diabéticos.

– Carne vermelha: A carne vermelha é a mais indicada para a inclusão na alimentação de pessoas que tem diabetes, afinal este alimento possui micronutrientes, assim como o ferro e a vitamina B12, estas que podem auxiliar no aumento de imunidade do diabético e até mesmo na diminuição dos níveis de glicose no sangue. Ainda que a carne vermelha torne-se essencial na dieta diária do diabético, é necessário atentar-se às divergências, pois aquelas que possuem grande quantidade de gorduras saturadas devem ser evitadas, assim como o filé mignon, a picanha e o contra-filé, apostando em opções mais favoráveis, como o patinho, a alcatra e o lagarto.

– Peixes: Para quem gosta de carne, os peixes são ótimas opções para a inserção na alimentação de quem tem diabetes, afinal as carnes brancas são as mais indicadas, contendo proteínas necessárias para a saúde do indivíduo, assim como gorduras boas, encontradas em trutas, salmão e sardinhas, por exemplo. A contraindicação em questão de peixes é em relação à preparação destes alimentos, evitando fritá-los ou empaná-los.

– Legumes e verduras: Os dois podem ser consumidos sem quaisquer restrições, afinal possuem fibras, vitaminas e minerais, tornando-se alimentos-chave na dieta regrada dos diabéticos.

Quer saber mais? Leia sobre tratamento natural para diabetes.

alimentação dos diabéticos