Como Saber Se Tenho Diabetes? Fique Atento a Esses Sinais

Como Saber Se Tenho Diabetes?

Fique Atento a Esses Sinais:

Diversas doenças são muito comuns dentre os brasileiros, assim como a diabetes, atingindo principalmente as pessoas que costumam abusar dos doces ou até mesmo possuem tal como um quadro familiar deste problema, podendo ocasioná-la.

A diabetes é uma síndrome metabólica, esta que é gerada pela falta de insulina ou até mesmo pela substância não conseguir exercer sua função no corpo humano, causando o aumento da glicose no sangue. O produtor de insulina, o pâncreas, ao não conseguir gerar a substância suficiente, normalmente por conta da resistência do organismo, promove a redução da glicerina, com a entrada do açúcar na célula para tornar-se fonte de energia.

Há vários tipos de diabetes que podem ser identificadas em uma pessoa, sendo que estas possuem causas e sintomas diferenciados, mas agem, basicamente, pela mesma causa citada acima.

Existem algumas maneiras para saber se você tem diabetes, sendo possível primeiramente atentar-se aos sintomas que atingem o corpo, para posteriormente realizar exames que possam lhe afirmar sobre a síndrome.

 

Sintomas da Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 possui seus próprios sintomas que afetam o corpo humano, sendo que esta doença é causada pela incapacidade de produção de insulina por meio de um problema no sistema imunológico do paciente, resultando nos anticorpos que atacam as células que produzem este hormônio, considerando-os como malignos para o bem-estar por não cumprirem mais suas funções.

Sintomas da Diabetes Mellitus

Os sintomas da diabetes tipo 1 são:

– Vontade frequente de urinar, podendo ir ao banheiro diversas vezes por dia;

– Fome constante, alimentando-se em grande quantidade;

– Sede constante, bebendo mais água, normalmente, que o costume;

– Perda de peso, notando o emagrecimento;

– Fraqueza, que pode gerar desmaios;

– Fadiga, com cansaço frequente mesmo sem realizar quaisquer atividades desgastantes;

– Nervosismo, estressando-se facilmente;

– Mudanças de humor, com oscilações constantes;

– Náuseas e vômitos.

 

Sintomas da diabetes tipo 2

A diabetes tipo 2 é a mais comum e que afeta grande número dos pacientes com diabetes, atingindo cerca de 90% dos indivíduos que apresentam algum dos dois tipos. Nesta doença há a diminuição da secreção da insulina, com a ineficácia desta substância que é reconhecida como resistência à insulina.

Por ser bastante comum, a diabetes tipo 2 é a mais fácil de tratar, porém é necessário identificar rapidamente os sintomas para que, com medicamentos orais, a mesma possa ser controlada. Caso contrário, a doença poderá agravar-se, gerando grandes perigos à saúde do paciente.

Os sintomas da diabetes tipo 2, para quem deseja identificar esta síndrome no organismo, são:

– Infecções frequentes, recorrentes da imunidade baixa, com outras doenças e problemas que podem afetar o corpo, assim como uma simples dor de garganta;

– Alteração visual, fazendo com que o paciente enxergue com nuvens, com visão turva ou embaçada;

– Dificuldade na cicatrização de feridas, que também é decorrente da baixa imunidade, com a dificuldade de recuperação dos tecidos;

– Formigamento nos pés e furúnculos.

 

Exames comprobatórios

Ao apresentar dois ou mais dos sintomas de qualquer um dos tipos de diabetes que foram citados acima, é essencial que o paciente encaminhe-se até um médico especializado para que seja possível comprovar a síndrome.

 

  1. Exame de glicose

O principal exame comprobatório para verificar se a pessoa tem diabetes é o conhecido como exame de glicose, este que permite checar o nível da substância em seu organismo, por meio de uma pequena agulha que é inserida no dedo do paciente, com o intuito de, com uma pequena gota de sangue, conseguir detectar a diabetes.

O resultado do teste deverá indicar qual seu nível de glicose e, assim, se você tem diabetes, atentando-se aos valores abaixo:

– De 90 até 120 os níveis de glicose no sangue estão regularizados, sem quaisquer preocupações para o paciente;

– De 121 até 130 os níveis de glicose estão pouco acima do normal, gerando a pré-diabetes, este que é o potencial para o possível desenvolvimento da doença, ou seja, é uma predisposição do corpo para a produção de insulina, podendo gerar futuramente a doença em si;

– Acima de 130 o nível é avançado e indica a presença da doença no organismo da pessoa, necessitando que o paciente recorra ao especialista para obter maiores informações e possivelmente iniciar o tratamento o mais breve possível, evitando resultar em sintomas da diabetes mais frequentes e intensos.

Em relação ao exame de glicose é necessário que as pessoas que desejam saber se tem diabetes atentem-se ao local de realização deste procedimento, afinal muitas pessoas podem com uma pequena agulha saírem pela rua, vestidas como médicos, alegando que está sendo feito o teste pelo governo. Muitos casos já foram comprovados de AIDS que são transmitidas desta forma, gerando perigo para a população. É essencial que o exame da glicose seja realizado em locais bem higienizados e especializados, principalmente com um médico de confiança ou até mesmo em postos de saúde que costumam oferecer este serviço ao povo.

O principal benefício do exame de glicose por meio do procedimento citado acima é que o paciente poderá livrar-se da preocupação rapidamente, afinal o resultado é disponibilizado na hora, tornando-se a forma mais ágil e eficaz de saber se o paciente tem diabetes.

 

  1. Teste de urina

O teste de urina é uma forma de saber se o paciente tem diabetes e não deseja arriscar o exame de glicose e nem mesmo realizar qualquer procedimento que envolva a coleta de sangue, podendo medir os níveis de glicose por meio da urina.

Este exame deverá ser realizado em centros especializados de coleta, porém o resultado pode ser pouco demorado, com a necessidade de análise dos resultados, podendo obtê-lo somente alguns dias após a realização.

 

  1. Curva glicêmica

A curva glicêmica é uma forma de controlar a velocidade com que o organismo é capaz de absorver a glicose após a ingestão, sendo realizado por meio de uma sonda que, ao ingerir um líquido doce, poderá medir e realizar a comparação em jejum e após a bebida.

O exame é realizado em centros especializados de coleta de sangue.

 

  1. Glicemia em jejum

O tradicional exame de sangue, para a coleta de uma pequena amostra, também permite indicar se o paciente possui, ou não, diabetes, sendo realizado em jejum para a medição do nível de açúcar presente no organismo naquele momento.

O teste é realizado em centros especializados e serve tanto para a identificação da doença, quanto para o controle e monitoramento da mesma.

Tratamento Para Diabetes