Diferença Entre Diabetes Tipo 1 e 2

Diferença Entre Diabetes Tipo 1 e 2

A diabetes é uma doença bem conhecida entre todos, mas infelizmente não é compreendida de forma ampla fazendo com que muitos pacientes a tenham mais não se preocupem de forma eficaz com o tratamento, levando a vida com os mesmos costumes sem uma preparação física, psicológica e nutricional adequada, esta falta de cuidados prejudica muito a saúde e qualidade de vida.

Todos os dias milhares de pessoas são diagnosticas com a diabetes tipo 1 ou 2, mas por falta de conhecimento e de esclarecimentos, alguns pacientes banalizam os cuidados pensando erroneamente que ambas fazem parte do mesmo universo e que os sintomas ou tratamento são iguais para ambas.

Em primeiro lugar é necessário compreender que existe mais tipos de diabetes, porém as mais comuns são o tipo 1 e 2, os diabéticos diagnosticados com o tipo 1 sofrem com a perda da capacidade que o pâncreas tem de produzir insulina, isso ocorre justamente porque o sistema imunológico fica mais vulnerável e não produz anticorpos.

O pâncreas faz um trabalho árduo no corpo humano, ele necessita do açúcar dos alimentos que chamamos de glicose, está é liberada pelo pâncreas com outro nome, a insulina, está sustância é necessária para que o organismo esteja em perfeita harmonia, além de ser necessária para gerar energia e ajuda o nosso sistema imunológico a se proteger, ou seja, a proteger o nosso corpo de possíveis doenças.

O diabético tipo 1 não tem em seu organismo imunidade, sendo assim, quando o corpo tenta produzir a insulina, as células que deveriam proteger o corpo agem de forma contrária atingindo estes hormônios que deveriam gerar a insulina e proporcionar energia e vitalidade ao corpo são extintas.

A diabetes tipo 1 é bem frequente entre crianças e jovens, durante o processo de crescimento o corpo sofre várias mudanças e se o estilo de vida não está proporcionando o combustível necessário para esta tarefa o organismo começa a sentir falta de alguns nutrientes provocando deficiências especificas como o caso mencionado do pâncreas que pode provocar a diabetes.

A diabetes tipo 2 ocorre por dois fatores como a redução de insulina ou defeito de sua ação, muito conhecido como uma espécie de resistência a este hormônio, em poucas palavras o portador da diabetes tipo 2 pode ter um aumento desproporcional da insulina ou até mesmo a não liberação desta substância.

Este tipo de diabetes é mais frequente na idade adulto, ela se desenvolve de forma lenta, mas oferece sintomas que quando identificados a tempo podem ser cuidados, fazendo com que a diabetes são chegue ao estágio do tipo 2, todos os diabéticos tipo dois passam pelo período da pré-diabetes, situação está que não ocorre com os diabéticos tipo 1.

A pré-diabetes é o termo utilizado para o quadro clinico que antecede a diabetes tipo 2, sendo um estágio de alerta que ajuda muito os pacientes a melhorar seus hábitos alimentares, ou ter mais atenção a atividades físicas para melhorar sua saúde, por este motivo é necessário o acompanhamento médico e a realização de exames preventivos todos os anos.

diferenca-entre-diabetes-tipo-1-e-2

 

 

A diabetes tipo 2 nos oferece este alerta, podendo ser revertido com controle frequente, o paciente pré-diabético tem durante este estágio uma tendência mais acentuada de ter a diabetes tipo 2, alerta este que a diabetes tipo 1 não oferece, sendo assim o tipo 1 é mais severo, porque ao atingir o paciente a única coisa a ser feita é o controle continuo.

Já a diabetes tipo 2 oferece um alerta, possibilitando que o paciente modifique seus hábitos de vida, mas quando os sinais não recebem a devida atenção e os pacientes não visitam o médico periodicamente, desencadeiam o quadro tipo 2 da doença que é mais severa do que o tipo 1, acreditamos exatamente que é por este motivo que o nosso organismo nos alerta, para evitar o estágio mais avançado.

A diabetes como um todo, seja tipo 1 ou 2 elas oferecem sintomas iguais no inicio da doença como cansaço e fadiga, o paciente não precisa fazer grandes esforços para se sentir assim, sem disposição para continuar a realizar pequenas tarefas, tem sensação de sede com frequência e da mesma forma urina muito.

Existem alguns casos que a vista fica turva ou aquém mencione dores de cabeça com frequência, outra situação pode ajudar a descobrir o quadro de diabetes são as infecções, um corpo com baixa imunidade fica exposto a vírus e bactérias que contribuem para o processo de infecção, excesso ou perda de peso também são pontos a serem observados com atenção.

Cada paciente tem um estilo de vida diferente fazendo com que os sintomas em cada um sejam diferentes, não tendo uma forma certa e nem quantidades de sinais que possam ser mencionados para a certeza do diagnóstico, para ter está exatidão é necessários exames específicos e nada complexos, com apenas uma simples visita ao clinico geral ou pediatra a solicitação é feita.

Para identificar se tem diabetes ou se existe alguma alteração no seu organismo os médicos pedem exames, neste caso existem três tipos que podem ser solicitados isoladamente ou todos, como o (Glicemia de jejum) este exame serve para medir os níveis de açúcar no sangue em determinados momentos, muito solicitado para gestantes.

O segundo é (Hemoglobina glicada) que realiza a medição das proteínas do glóbulo vermelho que está inteiramente ligado à glicose o açúcar do sangue, e o ultimo é a (Curva glicêmica) que realiza a medição da glicose após a ingestão do açúcar, estes são exames mais específicos mais existem outros dentro dos diversos exames de sangue existentes que podem mostrar algo neste sentindo.

Uma boa forma para evitar ou amenizar estes possíveis quadros e a prevenção ou alteração dos hábitos inadequados de saúde, manter a atenção quanto ao peso é ideal, obesidade está ligada diretamente com o processo diabético, controlar e parar com o tabagismo o fumo é uma ótima solução.

Alterar os hábitos alimentares comendo alimentos menos industrializados e mais naturais evite bebidas alcoólicas e refrigerantes, pratique exercícios físicos e controle os níveis de colesterol e pressão arterial com frequência e nunca se esqueça de procurar um médico.

Conheça o tratamento natural para diabetes que já ajudou 11 mil diabéticos.

Diferença Entre Diabetes Tipo 1 e 2