Confira quais as frutas que podem ser consumidas por diabéticos.
O diabetes é uma doença que torna-se cada vez mais comum, muitas vezes causada pela má alimentação dos indivíduos com o consumo excessivo de doces, carboidratos e açúcares em geral, resultando no mal funcionamento dos níveis de insulina que não conseguem exercer corretamente suas funções no organismo, necessitando de medicamentos e tratamentos que possibilitem reduzir os sintomas e promover o bom funcionamento do corpo humano.
A alimentação é o aspecto mais importante para tratar o diabetes, afinal a dieta deve ser regrada e conter diversos nutrientes e substâncias essenciais para o bem-estar do paciente, visando diminuir os níveis de glicose no sangue, minimizando os efeitos para pessoas diabéticas.
As frutas, consideradas benéficas em qualquer alimentação, podem tornar-se perigosas para pessoas que têm diabetes. Veja, abaixo, os motivos para controlar as frutas na dieta do diabetes e quais aquelas que podem ser inclusas no cardápio diário.
Perigos das frutas para os diabéticos:
As frutas devem estar presentes na alimentação de qualquer pessoa, inclusive dos diabéticos, afinal contém diversas substâncias e propriedades que dispõe de benefícios aos consumidores, porém é essencial atentar-se às frutas que serão consumidas, pois muitas delas podem conter altos níveis de açúcar, o que poderá ser prejudicial aos diabéticos.
A ingestão de frutas pode ser feita diariamente em pequenas quantidades, aproximadamente três ou quatro porções de frutas por dia, escolhendo aquelas que contenham maior número de fibras e menor quantidade de carboidratos, além de visar quais as que contem menor quantidade de calorias, sem prejudicar a dieta regrada que é levada por um paciente da doença.
Quais as frutas para diabéticos?
Visando melhor orientar pessoas com diabetes, separamos uma lista de frutas que podem ser consumidas por portadores da doença, sem que as mesmas causem malefícios, diminuindo os sintomas e permitindo que o indivíduo leve uma vida controlada e saudável.
Veja, abaixo, quais as frutas mais indicadas para diabéticos e insira no cardápio aquelas que mais trazem benefícios e estão de acordo com seu paladar.
- Uva: A uva é a principal fruta e que deve obrigatoriamente estar presente na alimentação diária de pessoas diabéticas, afinal a mesma pode ser consumida sem restrição, pois não possui propriedades que possam causar mal ao paciente. Preferencialmente ingira a uva com casca, afinal a mesma possui substâncias que podem beneficiar pessoas com diabetes ao diminuir a incidência de doenças cardiovasculares, além de combater o colesterol, este que deve ser controlado constantemente por pessoas que apresentam diabetes.
- Abacaxi: O abacaxi também é uma das frutas mais benéficas para os diabéticos e que pode ser consumida sem restrições, afinal este alimento possibilita que o paciente consiga acelerar o processo de digestão de carnes e outras proteínas, tornando-se um aliado à dieta, facilitando a aceitação do organismo por outros produtos e alimentos.
- Mamão: O mamão, além de possuir diversos nutrientes e substâncias que podem ser complementares à alimentação de um diabético, também proporciona um efeito tranquilizante nas pessoas, relaxando o paciente e permitindo que o mesmo consuma em grandes quantidades por ser uma fruta que não proporciona qualquer malefício ao paciente.
- Pera: A pera é muito rica em nutrientes, fator que é extremamente benéfico para as pessoas que portam diabetes, obtendo fibras e vitaminas A e C com o consumo diário e que pode ser feito sem quaisquer restrições.
- Maçã: Dentre todas as opções de frutas para diabéticos, a maçã é uma das mais benéficas e consumidas por diversos pacientes, afinal a fruta é a principal responsável por controlar os níveis de glicemia no organismo, além de possuir diversas vitaminas e nutrientes que podem auxiliar para o bem-estar e vida saudável do diabético.
- Laranja: A fruta cítrica também é uma opção que pode ser consumida constantemente por pessoas que tem diabetes, afinal a mesma é rica em vitamina C, o que colabora para o bem-estar do organismo.
- Abacate: Ainda que muitas pessoas pensem que o abacate é maléfico aos diabéticos por ser considerada uma fruta gordurosa, a mesma encaixa-se perfeitamente no cardápio diário de um paciente, porém devendo atentar-se aos níveis consumidos, sem que haja exageros em sua ingestão.
- Limão: Um dos principais sintomas que pode ser notado em pessoas que possuem diabetes é a hemorragia que pode ser constante, assim o limão entra como o principal agente para cessar tais problemas, diminuindo as possibilidades de hemorragia e auxiliando, também, em dores e problemas arteriais.
- Amora: Assim como o abacate, a amora deve ser consumida com moderação, pois a mesma também é considerada uma fruta calórica, apesar de ser ótima para quem deseja estimular a liberação de insulina e até mesmo diminuir problemas arteriais com o controle dos níveis desta substância no organismo.
- Cereja: A cereja é uma das frutas mais benéficas e que possui uma variedade de propriedades que podem ser bem aproveitas por pessoas que tem diabetes, assim como vitaminas A, C e E, além de atuar como um alimento antiviral, anti-inflamatório e até mesmo antialérgico.
- Coco: Com a diminuição da imunidade de uma pessoa que apresenta diabetes, é necessário manter-se livre de bactérias e fungos, função dada ao coco, fruta que permite evitar que tais problemas atinjam o organismo do paciente, além de ser um agente que causa a diminuição da carga de glicemia.
- Melão: O melão é uma fruta rica em vitaminas C e B, porém também deve ser consumido com muito cuidado por pessoas com diabetes por conta dos níveis calóricos, limitando-se a somente uma fatia por dia.
- Manga: A manga é a principal agente que proporciona a diminuição dos níveis de colesterol e colabora com o processo de digestão, além de combater a acidez que pode ser sentida no estômago por pacientes e portadores de diabetes.
- Pêssego: Muitos consideram esta fruta como uma das melhores para quem deseja cuidar da estética, principalmente preocupando-se com a saúde da pele, porém o alimento também pode ser muito favorável para as pessoas que tem diabetes, afinal o pêssego previne problemas cardiovasculares, além de retardar o envelhecimento.