Tratamento Para Diabetes Tipo 1 e 2
É necessário que o diabético entenda como funciona o tratamento para o tipo de diabetes que tem não importando o tipo 1 ou 2 todos os tratamentos demonstram eficácia, está compreensão faz com que o paciente entenda a real importância e consiga com a ajuda médica adequada realizar um tratamento eficaz.
Durante todo o processo de tratamento é de extrema importância que a vida mude, não somente pela doença que já abala as estruturas, mais sim aprender a ter uma vida mais saudável para que os tratamentos não sejam tão agressivos, é cientificamente comprovado que todas as doenças sofrem intervenções positivas melhorando o quadro clinico e com atividades físicas é ainda melhor.
Diabetes do tipo 1 vem pela deficiência do pâncreas em não produzir insulina, ela é um hormônio natural produzido pelo órgão que controla os níveis de glicemia no período de jejum, a diabetes tipo 1 pode ser causada por fatores genéticos ou por complicações na saúde que vem com a má alimentação e falta de exercícios físicos.
O pâncreas com os alimentos inadequados pode se intoxicar e com o tempo parar de funcionar gerando um quadro clinico preocupante como a diabetes, os tratamento é severo e depende muito do estágio em que está à diabetes tipo 1 gera uma deficiência imunologia acentuada deixando o corpo mais vulnerável a outras doenças.
O tratamento consiste na aplicação de insulina que são injetáveis, existem dois tipos de insulina, humanas e análogas, as insulinas humanas têm como estrutura molecular e são semelhantes à insulina que é produzida pelo próprio pâncreas, já as insulinas análogas tem uma estrutura molecular modificada.
Todos os trabalhos consistem em aproximar a está insulina da forma natural, sua ação no corpo é mais lenta, ou rápida tudo sempre depende do quadro clinico do paciente, não existe um tratamento já definido para os diabéticos, a única coisa que se sabe é que todos fazem uso da diabetes, cada um recebe a mais indicada de acordo com a sua situação, e quem decide isso é o médico.
Hoje como as facilidades e com o avanço da medicina o tratamento injetável não é tão traumático, as antigas seringas foram substituídas por canetas que ajudam muito na aplicação da insulina, o paciente não precisa trocar o refil e elas estão sempre prontas para a utilização.
A caneta é de fácil utilização e não gera desperdício de insulina, e, além disso, a caneta ajuda na dosagem certa, basta colocar a agulha e as doses são ajustáveis, a partir do ajuste da dosagem a caneta fica pronta para serem utilizadas, as canetas não causam nenhum tipo de trauma e demostram precisão na aplicação.
Já o tratamento da diabetes tipo 2 pode ser o mesmo que a diabetes tipo 1, mas a aplicação de insulina injetável neste caso é o ultimo recurso, a diabetes do tipo 2 vem de acordo com a qualidade de vida do paciente, a diabetes deste tipo está ligada a alimentação e sedentarismo, pessoas que comem alimentos inadequados e não praticam exercícios estão propensas a desencadear a doença.
Diabetes do tipo 2 pode surgir de alguns quadros clínicos como colesterol alto ou baixo, excesso de peso, e ao mesmo tempo geram outras doenças oportunistas, o sistema imunológico também sofre abalos com transtornos oftalmológicos, distúrbios neurais, problemas nos rins, problemas com a cicatrização de ferimentos podendo ocorrer à amputação de membros.
Os tratamentos consistem em adequar os níveis altos de açúcar, este equilíbrio ocorre com o controle glicêmico associado a aplicações de insulina e remédios em drágeas que ajudam o pâncreas a trabalhar de forma eficiente e contribui para a desintoxicação do fígado.
O tratamento para diabetes tipo 2 existe em três princípios, medicamentoso que podem ser primeira aplicação de insulina, segundo comprimidos múltiplos para vários problemas que a doença acarreta e em terceiro lugar a qualidade de vida.
O diabético tipo 2 deve entender que o controle da alimentação e atividades físicas faz parte do tratamento, nosso corpo trabalha em conjunto e alimentos mais exercícios geram mais vida e saúde, assim a diabetes tipo 2 pode ser reduzida ou controla apenas como estes elementos e com o tempo os remédios podem ser descartados.
Não podemos falar especificamente dos remédios da diabetes tipo 2 por serem diversos e a cada caso o médico prescreve o medicamento que é melhor para cada nível de açúcar do sangue, ao mesmo tempo o portador da diabetes tem que controlar ativamente a glicemia.
O controle de glicemia ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue fazendo com que o dia a dia seja melhor, quando o diabético faz uso deste mecanismo com os aparelhinhos inteligentes fazem com que o diabético tenha noção de como está o nível de açúcar no seu sangue, isso é bem utilizado para que não haja nenhum tipo de erro durante o tratamento.
Com o tratamento realizado de forma eficaz ajuda muito no dia a dia, entendendo os seus benefícios e seguindo conforme a orientação médica é possível ter uma vida melhor e depender cada vez menos dos medicamentos, a testagem da amostra do nível de açúcar no sangue ajuda na evolução do tratamento.
O diabético seja tipo 1 ou 2 tem que realizar exames constantes e sempre observar o nível de açúcar do sangue, estes elementos são essências para a evolução saudável, além disso, as visitas periódicas ao médico são necessárias, e também seja qual for o tipo de diabetes a alimentação adequada é necessário.
Alimento saudável e atividades físicas ajudam na melhoria do quadro clínico, de acordo com as pesquisas realizadas muitos dos portadores de diabetes não tem cuidados básicos com a saúde e nem praticam atividades físicas, e em alguns casos estes paciente não participam ativamente do tratamento o que gera um quadro assustador de epidemia no Brasil.
Milhões de pessoas tem diabetes em todo o Brasil e boa parte da morte é de pacientes que não se cuidam e não presta a devida atenção ao tratamento, diabetes não é uma condenação e todos podem melhorar com alimento saudável e medicamentos menos invasivos com a melhora do corpo.